
Caso Willian Cândido: Câmara julgará nesta terça-feira (9) processo por infração político-administrativa
A Câmara Municipal de Ji-Paraná realizará nesta terça-feira, 9 de dezembro, a sessão destinada ao julgamento do processo que apura possível infração político-administrativa atribuída ao vereador Willian Cândido.
O procedimento foi instaurado após uma ocorrência atendida pela Polícia Militar, a pedido de uma solicitante, que originou supostas alegações de atos obscenos. Com base nessas informações, os vereadores Dr. Edinho Fidelis e André da Royal protocolaram formalmente o pedido para que a Câmara analisasse possível quebra de decoro parlamentar, dando início ao processo no âmbito administrativo-político.
A Comissão Processante, após concluir a fase de instrução, reuniu documentos, manifestações e demais elementos, encaminhando o caso para decisão em plenário. Caberá aos vereadores avaliar se os fatos apresentados configuram violação aos deveres éticos e funcionais inerentes ao exercício do mandato.
A decisão será tomada mediante quórum qualificado de dois terços, exigindo 12 votos favoráveis, dos 17 integrantes da Casa, para que seja decretada a cassação. Se o quórum não for alcançado, o processo será arquivado, e o parlamentar permanecerá no exercício de suas funções.
A sessão deve contar com a presença de representantes da sociedade civil, imprensa e lideranças políticas locais, em razão da relevância institucional e dos possíveis impactos na condução dos trabalhos legislativos do município.
